Usina de Inovação Monte Alegre, em Piracicaba, recebe as primeiras empresas

Publicado no dia 13/03/2017 às 15:48Por: Redação - PiraNOT.com

Foto: Divulgação

Localizada no Bairro histórico Monte Alegre, em Piracicaba, onde foi lançada em dezembro de 2016, a Usina de Inovação que promete recuperar o patrimônio arquitetônico para transformá-lo em um ambiente de negócios de alto impacto voltado, a empresas que atuam no desenvolvimento de tecnologias para o mercado agrícola, confirmou a chegada de seus primeiros empreendimentos.

Entre as empresas já confirmadas estão nomes de destaque dentre as chamadas AgTechs como a SP Ventures, Aegro Sistema de Gestão Agrícola, Horus Aeronaves e Sintecsys. Todas as quatro companhias estão migraram para Piracicaba para se instalar na Usina de Inovação.

“Em pouco mais de 70 dias de operação, os primeiros resultados obtidos são positivos e muito satisfatórios. Além das empresas de serviços de gastronomia, paisagismo, comunicação, eventos e de consultoria, já instaladas no local, o empreendimento celebra a chegada de empresas dedicadas à agricultura de precisão e tecnologia o campo”, afirmou Balu Guidotti, idealizador da Usina de Inovação. “Com isso, ratificamos a cidade como centro de aglutinador deste segmento e a transformação do Bairro Monte Alegre começa a ganhar uma velocidade animadora”, completou Balu.

Para Thiago Lobão, sócio do Fundo SP Ventures, estar em Pira é manter-se próximo das melhores AgTechs do mercado, podendo realizar um trabalho de aceleração de negócios mais próximo e eficiente para nossos investidores.

“Nesta rota de crescimento, nada melhor do que abrir uma unidade de negócio no coração da geração de conhecimento no agronegócio, que é Piracicaba. E, estar próxima a Esalq é beber água da fonte de conhecimento acadêmico e de inovação no agro brasileiro”, disse.

Com sua sede instalada em São Paulo, coração financeiro do Brasil, esse fundo definiu uma estratégia de investimentos bastante intensa em tecnologias para o agronegócio e, atualmente, é reconhecido como um dos principais investidores em tecnologia agrícola no país.

“Piracicaba possui localização estratégica dentro do Estado de São Paulo, pois aqui se encontram os principais agentes de negócio no setor. Além disso, mais recentemente, a cidade se transformou em protagonista no acolhimento de novas tecnologias no Agro, abrigando diversas AgTechs, companhias que são nosso principal foco de investimento”, afirmou.

“Vejo que a Usina de Inovação já nasceu consolidada como o centro das Agtechs. Com infraestrutura superior, inclusive, se comparada aos grandes centros globais de desenvolvimento de tecnologias agrícolas, como Salinas e St. Louis, nos Estados Unidos. O ambiente propício à inovação, ao lado de um centro acadêmico como a USP, é um diferencial claro que só servem de motivação para que o agronegócio brasileiro seja cada vez mais qualificado tecnicamente, exportador de commodities e também de tecnologia”, completou Lobão.

Já para Rogerio Cavalcante, da Sintecsys, o ambiente instalado no Monte Alegre é propício para o surgimento de inovações tecnológicas com devida e comprovada relevância. “Trata-se de uma oportunidade ímpar no Brasil, inclusive, graças ao fato de estar ligado geograficamente ao lado de um dos maiores centros acadêmicos de pesquisa do Brasil, que é o campus da Esalq”, lembrou o gerente comercial da empresa que tem sede em Jundiaí/SP.

“É louvável existir um lugar onde se concentre tudo em um único espaço, pois isso estimula qualquer e todo processo criativo, ao possibilitar a qualquer empreendedor ter acesso a toda infraestrutura de trabalho necessária a seu negócio. Podendo ainda, trocar experiências diárias entre os integrantes do polo, em um ambiente propício”, ressaltou Cavalcante.

Segundo Fabrício Hertz, diretor da Horus Aeronaves, que tem sede em Florianópolis, o intuito da empresa em instalar parte da empresa em Piracicaba foi motivado pelo fato de haver um ambiente muito favorável ao desenvolvimento de tecnologias agro na região. “Acreditamos que o interior de São Paulo, em especial essa região, possui uma agricultura muito desenvolvida, fortalecida e extremamente apta a adotar de técnicas revolucionárias nos métodos produtivos”, disse ao explicar sua expectativa.

 

Agora na nossa capa você confere notícias fresquinhas. Acesse diariamente o endereço www.piranot.com.

Qual sua opinião? Comente!