Seminarista da Diocese de Piracicaba será ordenado diácono

Publicado no dia 08/02/2017 às 20:00Por: Redação - PiraNOT.com

Foto: Rosiley Lourenço

“Aquele que começou, terminará” (Qui coepit, perficiet). O trecho retirado da Carta de São Paulo aos Filipenses (1,6) será o lema da ordenação diaconal do seminarista Mateus Kerches Nicolucci. A missa solene de ordenação presidida por Dom Fernando Mason será no próximo domingo, 12 de fevereiro, às 15h, na Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, em Capivari.

Apesar de ter nascido na cidade de Campinas, Mateus viveu desde a infância em Capivari. É o segundo filho do casal Mário Jomar Nicolucci Junior e Márcia Aparecida Kerches de Oliveira Nicolucci. Sua irmã mais velha, Mirela Kerches Nicolucci Brugnherotto, casada com Gilberto Brugnherotto é a mãe da pequena Olívia Brugnherotto, de um ano, a alegria do tio.

Mateus conta que sua caminhada vocacional começou quando ainda era pequeno, com o desejo de ser coroinha como seus primos, na Paróquia São Benedito, que na época tinha o padre Carlos Roberto Dóllo como pároco. “Mesmo dormindo nas missas, desde pequeno sempre quis ajudar na Igreja”, lembra o futuro diácono.

O seminarista conta que era um jovem participativo da comunidade e ajudava em várias pastorais da Paróquia São João Batista. Como era muito presente, em 2007, um seminarista o convidou para participar dos encontros de acompanhamento vocacional da diocese. “Aceitei ir para não fazer uma desfeita para ele, não me imaginava padre”, lembra. Ele recorda ainda que encontrou outros jovens que assim como ele estavam em busca de discernimento. Continuou a participar dos encontros no ano seguinte para ter mais clareza da vocação. Após este período decidiu iniciar a formação como seminarista. “No dia 15 de fevereiro de 2009 ingressei no seminário iniciando minha caminhada para servir a Igreja”, conta Kerches.

Durante a formação da teologia, Mateus foi convidado em 2013 a fazer parte da equipe de cerimônias da diocese pelo cerimoniário diocesano padre Claudemir da Silva. Após a ordenação diaconal Mateus exercerá a função de mestre de cerimônias já que padre Claudemir deixará o cargo. “Colaborar nesta função para mim representa todo o cuidado, respeito e atenção que devemos ter com as celebrações litúrgicas”, salienta Mateus.

À espera do dia da ordenação diaconal, Mateus afirma que está vivendo um momento único, especial e muito difícil de explicar. “Fo-ram oito anos de caminhada em que tive a oportunidade de trabalhar e a graça de conhecer muitas pessoas que se tornaram especiais para mim. E todo esse sentimento de júbilo que sinto agora é também compartilhado por essas pessoas”, finaliza Mateus.

Após sua ordenação, Mateus será designado para trabalho pastoral como diácono na Sé Catedral Santo Antônio. Sua ordenação presbiteral está marcada para 02 de julho, às 15h, na Catedral, em celebração solene presidida por Dom Fernando Mason.

Saiba mais:

  • Na nossa capa em www.piranot.com acompanhe as últimas e mais importantes notícias de Piracicaba e região.
  • Para receber notícias pelo WhatsApp clique aqui. 
  • Para anunciar sua empresa clique aqui.

Qual sua opinião? Comente!